Alimentos

Escarola

A escarola, ou chicória, se destaca nutricionalmente pelo seu teor de cálcio (de boa absorção), ácido fólico, vitamina E e pelo tipo de fibra que possui.

Nutrientes em destaque (veja tabela mais abaixo)

O cálcio contido na escarola (em 100 gramas) corresponde a cerca de 10% das necessidades diárias. Parece pouco, mas esse teor é elevado para as verduras. Seu cálcio preserva uma excelente biodisponibiidade (quantidade que conseguimos absorver). O aquecimento não ocasiona destruição do cálcio.

O teor de ácido fólico que ela apresenta em 100 gramas corresponde a 25% das nossas necessidades diárias. Como o ácido fólico é perdido com o aquecimento, seu uso cru é mais conveniente se o intuito for aprroveitar essa vitamina.

O teor de vitamina E corresponde a 15% das nossas necessiades diárias.

Fibras e prébióticos

Quando nos alimentamos, as fibras ingeridas servem de alimento para as bactérias que habitam o intestino grosso. As bactérias benéficas precisam receber alimento adequado para se manterem abundantes no intestino. Se o alimento é de má qualidade, as bactérias de má qualidade passam a dominar o intestino.

A chicória se destaca pela presença de prébióticos, que são a Inulina e a Oligofrutose.

Prebiótico (inulina ou Frutooligofrutose, ou FOS) é comida da mais alta qualidade para as bactérias benéficas, que habitam o intestino grosso.

Dos alimentos estudados, a chicória é, de longe, o alimento mais rico, tendo 35 a 47 gramas de inulina e 19 a 26 gramas de oligofrutose por 100 gramas da verdura. Para se ter uma idéia, o segundo alimento mais rico é o alho cru, que contém 10 a 15 gramas de inulina e 3 a 6 gramas de oligofrutose por 100 gramas.

Observe também que comer 100 gramas de chicória é muito mais fácil que comer 100 gramas de alho.

Assim, a chicória está indicada para a manutenção de uma flora intestinal saudável, assim como no auxílio para a sua recuperação.

A sua utilização crua preserva melhor o teor desses compostos.

Valor Nutricional

Calorias 23 kcal
Fibras 4 g
Cálcio 100 mg
Ferro 0,9 mg
Magnésio 30 mg
Potássio 420 mg
Sódio 45 mg
Vitamina C 24 mg
Ácido Fólico 110 mcg
Vitamina B12 0 mcg
Vitamina E 2,26 mg
  • Hits: 16652